Antônio Cardoso celebra 5ª Edição da Feira de Agricultura Familiar

No último dia 6 de outubro, a Prefeitura de Antônio Cardoso, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, realizou a 5ª edição da Feira de Agricultura Familiar do município. O evento teve lugar na Praça Bule-Bule, a partir das 8 horas da manhã, e contou com a participação entusiástica de agricultores familiares das associações locais, servidores municipais, vereadores, além da comunidade em geral e convidados especiais, totalizando a presença de 15 associações. Uma estrutura foi montada no local com diversas barracas repletas de frutas e legumes, que foram colhidos diretamente da terra. Produtos como batata-doce, banana, inhame, laranja, mamão, milho, abóbora, pimentão, ovos de galinha caipira, mel, entre outros. Além desses produtos, a feira também abrigou exposições de artesanato, doces, bolos, canjica, sucos, conferindo um colorido irresistível ao ambiente. Segundo a Secretaria de Agricultura, representada pela dedicada Goi de Lota, esta iniciativa é uma oportunidade para os agricultores rurais exporem seus produtos, incentivando ainda mais o consumo de alimentos produzidos em nossa própria terra e fomentando a economia local. As atividades do evento tiveram início com uma programação cultural diversificada, estendendo-se até às 18h30. A celebração iniciou com uma oração de Ação de Graças, conduzida pela Professora Oraide Cunha, seguida pela vibrante apresentação do grupo de Sambadores da comunidade do Poço. A feira também contou com exposição de animais, tanto de grande quanto de pequeno porte, incluindo pintos e bois das raças Gessei e Santa Rosália, que chegam a produzir 15 quilos de leite diariamente. O estande da Secretaria de Saúde proporcionou serviços essenciais, como aferição de pressão, testes de glicemia, exames de HIV, vacinação, massagens e orientações sobre saúde. Além disso, o Banco do Nordeste esteve presente, fornecendo esclarecimentos e créditos direcionados à agricultura familiar do município. A 5ª edição da Feira de Agricultura Familiar, promovida pela Secretaria de Agricultura de Antônio Cardoso, contou com palestras ministradas pelo Veterinário Raimundo Lima Novaes, sobre o manejo e técnicas de criação de Galinhas Caipiras, e pela professora da UFRB de Feira de Santana, Hilda, abordando a gestão de resíduos e a coleta seletiva de lixo. O evento ainda contou com o valioso apoio do Banco do Nordeste, que oferece linhas de crédito dedicadas a micro e pequenos empreendedores. Também contou com o suporte de importantes parceiros, como Bahiater, Portal do Sertão e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Antônio Cardoso, entre outros colaboradores do setor privado. Durante a cerimônia de abertura, a prefeita Lu de Gel enfatizou a importância e a dedicação dos produtores rurais do município, agradecendo e destacando o trabalho incansável da Secretaria de Agricultura, sob a liderança da Secretaria Goi de Lota. "Eu vejo, com orgulho, que não há tristeza ou queixas entre as pessoas da zona rural. Agradeço a todos. Aprendi muito com esse povo e tenho orgulho de representá-los. Hoje, temos os recursos técnicos para apoiá-los, e quero dizer aqui, neste palco, que temos pessoas comprometidas com esse trabalho, como a Secretaria Goi de Lota e sua equipe. Ela é o máximo, ela se orgulha de ser trabalhadora rural e produtora rural. Isso faz toda a diferença”, enfatizou Lú. Ainda como parte da programação do evento, os alunos da escola municipal Creche Tia Gel encantaram a todos com a apresentação de dança "Balança Peneira". À tarde, a programação continuou com um vibrante desfile cultural da comunidade de Gavião, cujo tema era "Minha História, Minha Cor", com o intuito de valorizar a força e a cultura da mulher Quilombola. A apresentação do Grupo de Samba Raízes Culturais do Poço contagiou os participantes, fazendo com que todos presentes se entregassem à alegria do samba. Os alunos da escola Municipal Jaime Pinheiro de Medeiros, juntamente com professores e coordenadores também estiveram presentes para prestigiarem o evento.